segunda-feira, 29 de maio de 2017

Portugal.

Antes de sair de Portugal a 1.ª vez em 2007 eu era mais uma Portuguesa. Dizia mal de grande parte do que era nosso e pouco valorizava o país que tínhamos. Gostava da comida, não ligava patavina à praia ou ao mar e até o clima me era indiferente.
Depois lembro-me que lia as entrevistas do Mourinho que dizia que a comida e o clima eram o melhor do país e do que sentia mais falta e eu pensava "se eu estivesse em Inglaterra ias ver se andava a dizer essas baboseiras".

Vim para Madrid. Não conhecia. Ao fim de 3 meses já era uma pessoa diferente, muito diferente. 
Passei a sentir falta do nosso país e de tudo o que lhe está associado, a dar valor às pequeninas coisas que temos em Portugal e também passei a defendê-lo com unhas e dentes.

Voltei para Portugal. E foi em 2010, quando regressei que soube realmente apreciar o nosso rectângulo. Passei a dar valor a cada pormenor/momento/coisa que durante 2 anos e meio me foi renegado por estar fora. Passei a olhar para tudo de outra forma.

Por força das circunstâncias, voltei em 2014, outra vez, para Madrid...mas agora nada era novo, ao contrário do que aconteceu em 2007. Eu já sabia que ia ter saudades horríveis de Portugal. Eu sabia tudo pelo que ia passar. Novamente. 

Todos os dias tenho saudades, saudades de tudo. É inevitável. E às vezes não é nada fácil gerir isso, mas eu já sabia...saberão todas as pessoas que vivem em Portugal disto? Da "sorte" que têm em poder estar aí, de poder usufruir do clima, da comida e de todas as coisas boas que tem esse pedaço de terra? Às vezes digo aos meus conhecidos que deveriam sair de Portugal 1 mês (1 mês era mais do que suficiente) para verem como era...só aí iriam perceber quando falo nas saudades horríveis com que se fica e do quanto passariam a gostar desse Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.