segunda-feira, 22 de maio de 2017

Como conhecer metade dos vizinhos em menos de 5 minutos?

Sempre que me vinha visitar (incluindo a última vez há um mês), a minha mãe dizia-me "Tu devias conhecer os vizinhos, nem que fosse só este da frente para o caso de te acontecer alguma coisa...", eu ouvia aquilo e respondia sempre a mesma coisa "Lá estás tu com isso...não acontece nada". Foi isto durante 3 anos (tempo que levo nesta casa) até que "aconteceu alguma coisa"...e eu não conhecia os vizinhos!

A torneira do meu lava-loiça já me andava a avisar há umas semanas. Sempre que mexia nela lembrava-me que tinha de dizer à senhoria que era preciso mudá-la. Hoje de manhã tomei o pequeno-almoço, lavei os dentes e quando me preparava para sair de casa, eram 6h50 ouvi água a escorrer dessa torneira e fui tentar fechá-la melhor...fiz um pouco mais de força e...ZÁS!!!...fiquei com a torneira na mão, não quis acreditar naquilo!! A água vinha com uma força brutal e fazia uma espécie de repuxo, eu não sabia se rir da desgraça ou se chorar sem saber o que fazer. Pensei em ligar para a companhia da água para me desligarem a água(mas como?!), liguei à minha senhoria (tinha o telemóvel desligado) e estava ali eu, com a mão em cima do repuxo a pensar em soluções, até que a única coisa que me ocorreu foi "tenho de ir pedir ajuda ao vizinho da frente" (aquele que passava por mim no prédio e cumprimentava-me e fora dele virava-me a cara!).

Toco à campainha duas vezes (coitado! acordar às 6h55 com a campainha não deve ser agradável), ele abre a porta em tronco nu com umas calças vestidas à pressa e com os olhos fechados!!! Eu desesperada disse-lhe "Peço imensa desculpa, mas estou com um problema na torneira do lava-loiça...", nisto ouvia-se a água a escorrer..."preciso que me dês o número da irmã da minha senhoria, se tiveres", ele que ainda estava a acordar vai buscar o telemóvel e dá-me o número. Sugere ainda que vá tentar falar com o senhor que trata do prédio e que vive no edifício ao lado...e depois diz "este barulho é a água a correr?", eu aceno com a cabeça e ele "ai Meu Deus!". 

Telefono à irmã da minha senhoria tem o telemóvel desligado. Vou ver se encontro o senhor que trata do prédio e apanho outro vizinho meu a sair (nunca o tinha visto antes), explico a situação e ele deseja-me boa sorte, mas não tem ideias. A casa do senhor que trata do prédio não tem campainha, bato à porta ninguém atende. Volto para casa. À minha espera está o vizinho da frente que me diz que os vizinhos de cima têm o número da mãe da minha senhoria. Aí vou eu. Vou tocar na porta do vizinho que toca violino. Ele abre a porta assim com medo, digo quem sou e ele da-me o número e diz "Por favor para a próxima não me acordes tão cedo", eu dá-me vontade de responder "Ok, da próxima vez, se houver um incêndio, eu espero que  prédio arda todo e depois no final vou aí avisar-te", mas calei-me, claro. 

O meu vizinho da frente espera-me quando desço as escadas com um alicate, já com uma t-shirt vestida e de havaianas calçadas e diz-me "deixa-me lá ver o estado da coisa para ver se consigo fazer algo". Entro em casa e a cozinha já estava inundada, ele também entrou e ficou logo com os pés todos molhados, claro! O cenário era de rir! Eu de calcinha de tecido e blusa com as calças molhadas até ao tornozelo, ele de havaianas com os pés todos molhados e ainda meio a dormir! Agora que a situação já está resolvida só me dá vontade de rir, mas na altura dava-me vontade era de chorar! No fim conseguiu parar o repuxo através da torneira de segurança...eu nem sabia que tal existia. 

Depois disse-me que tinha tido uma situação parecida com o cilindro e que tinha também passado muito mal. Mas foi um querido e se não fosse ele não sei como teria sido. O canalizador que já me conhece veio depois e mudou a torneira e ainda me mostrou onde estavam todas as torneiras de segurança da casa! Já sou uma expert no assunto!

Conclusão 1: A cozinha já ficou inundada pela máquina de lavar roupa e agora por isto. Não sei bem o que me falta acontecer neste capítulo de águas e inundações...sinceramente!

Conclusão 2: As mães sabem sempre tudo! TUDO! É impressionante!

1 comentário:

  1. Também acho importante conhecer os vizinhos. Nós damos todos os anos uma saca de castanhas lá da aldeia aos vizinhos do mesmo andar que o nosso. :-)

    ResponderEliminar

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.