terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A chave, o contador e eu - Capítulo 1

Desde que mudei de casa aqui há uns tempos, as facturas que chegam de electricidade costumam ser absurdas.
Absurdas no sentido de pagar 90 euros, 140 chegando mesmo no último mês aos 170. Talvez não suspeitasse de algo esquisito, mas o facto de viver numa casa minúscula, de não ter ar condicionado e de não utilizar aquecedores fez-me um dia destes parar para pensar um bocado. Já vivi em duas casas, ambas maiores e *nunca*, volto a repetir *nunca*, paguei valores perto de 170 euros, nem mesmo quando havia acertos.
Comecei então a certificar-me junto de colegas minhas daqui, quanto pagavam, para dizer a verdade, nem sei bem porque fiz isto, já tinha a experiência de ter vivido em 2 casas e já sabia mais ou menos quanto se pagava, mas mesmo assim quis ter a certeza que alguma coisa de anormal se passava. Claro que escusado será dizer que pagavam menos de metade! Resumindo, mais um problema para resolver...
Primeira coisa que fiz foi telefonar ao senhorio, fi-lo apenas e só por descargo de consciência. Contei-lhe a situação e perguntei-lhe se não lhe pareciam exagerados os valores tendo em conta a casa que era.
Disse-me que teria sempre de não me esquecer que era tudo eléctrico e que se calhar os valores não eram assim tão absurdos, mas que de qualquer maneira ia ver as facturas do antigo inquilino e depois dizia algo, mas que como não sabia o uso que era dado aos electrodomésticos isso era mais um problema meu que seu, o que de facto não deixa de ser verdade.
Telefonei então para a empresa de electricidade. Contei-lhe a minha vida toda (quase!) para obter uma resposta "Terá de dar o valor que está actualmente no contador e depois, só depois de vermos isso é que podemos tratar da questão."
Muito bem!, pensei.
Fui então ver onde é que estavam os contadores no prédio. Na entrada do meu prédio existe uma porta que diz "Contadores", já a tinha aberto, tinha uma espécie de corredor que dava para um pátio, nesse pátio a única coisa que havia era os aparelhos do aquecimento de cada apartamento, ao fundo havia uma porta a que não dei muita importância...Mas aonde raio estavam os contadores?
Olhei para cima à procura dos contadores e dei-me conta que numa das janelas havia uma senhora...nem é tarde nem é cedo...pensei, Olhe desculpe, pode dizer-me onde estão os contadores da electricidade?, a senhora respondeu Olha eu ouço muito mal, espera um bocadinho que vou aí ter contigo e já falamos...

(continua num dos meus próximos posts...!)

2 comentários:

Comentários Anónimos só serão aceites se forem assinados.